fbpx

Como combinar cores na decoração de casa?

Publicado por marisavino em

A frase “Mais cor por favor!” já caiu no gosto dos brasileiros, ganhando até seu próprio programa de televisão, e o que ela quer dizer nada mais é que: podemos utilizar a cor para estimular as mais variadas sensações. E não é diferente na arquitetura e design de interiores! Mas quando aplicada de forma errada pode arruinar os resultados!

Mas então como saber se está acertando ou errando? O “jeito” com as cores pode ser adquirido por qualquer um que tenha o interesse. Vamos ensinar um método simples para que seja possível encontrar a harmonia entre as cores sozinho independente da situação. Assim não será preciso decorar que cor combina com qual.

Não sei se você lembra, mas lá na pré-escola aprendemos que as cores primárias são azul, amarelo e vermelho. Essas cores juntas com o branco e preto faz com que seja possível criar qualquer outra cor. Por isso, esse é os sistema básico de cor, que se chama RYB. Mas este não é o único modelo utilizado: devido a influência da luz na nossa percepção de cor (ou seja, a mesma cor pode parecer diferente se observada em condições de luminosidade diferentes), foram criados mais dois modelos de cores; o RGB, utilizado para mídias de emissão de luz, como projetores e televisões, onde as cores principais são o vermelho, verde e azul, e o CMYK, para pigmentos, utilizado em impressões por exemplo, e suas cores principais são o cyan, magenta e amarelo.

sistemas RYB, RGB e CYMK

Para organizar estas cores e facilitar a visualização de suas respectivas derivações e relações surgiu o tão famoso Círculo Cromático. Para explicar, nós vamos utilizar o sistema RYB. Então, na representação aqui embaixo, encontramos ao centro as cores primárias AZUL, AMARELO e VERMELHO, e logo ao redor as cores secundárias, que são as derivações diretas das primeiras: VERDE, LARANJA E ROXO.

Então vamos a prática e entender como as cores se relacionam:

A primeira relação é a divisão entre cores frias (com predominância de pigmentos azuis) e cores quentes (com predominância de pigmentos vermelho e amarelo)

ambiente cores frias, trazem sensação de paz e tranquilidade ao ambiente / ambiente cores quentes, mais agito e acolhimento)

Cores complementares são aquelas que ocupam posições opostas no círculo cromático

Um ambiente todo pensado nas cores complementares (e com pitadas de cores análogas!)

Harmonia tríade é quando se faz a combinação de três cores equidistantes, (pra ficar mais fácil: imagina um triângulo de lados iguais – ele pode ir rodando por cima do círculo). Olha o exemplo: a sede do Google em Dublin utilizando as cores primárias! Elas juntas aceleraram a produtividade e promovem interação.

Sede do Google em Dublìn

Cores análogas são aquelas que estão uma ao lado da outra. Neste caso a cor foi utilizada para dar destaque a pontos específicos do ambiente, e ao aplicar o roxo no sofá e o azul na cozinha, promove a integração dos ambientes.

Você pode formar quadrados, triângulos, retângulos, ir até onde sua imaginação permitir. E estas relações servem não apenas para as cores absolutas mas para todos os seus tons (mais claros ou mais escuros!)

Hoje já existem também os meios digitais para isso: um deles é o site palleton.com (apesar de ser em inglês, é bem didático): você escolhe sua cor principal no círculo cromático e escolhe qual o tipo de relação quer e ele te mostras quais são as melhores cores para a composição. Você pode utilizar também os aplicativos: Colour Wheel (Android) e Poket Color Wheel (iOS)

A única coisa que precisa é escolher a sua cor principal, um bom ponto de partida é consultar a Pantone, empresa norte-americana criadora do sistema de cores mais utilizado no mundo. Ela cria tendências divulgando a cor do ano e suas tabelas de harmonia.

Se estas dicas te inspiraram ou ainda ficou alguma dúvida, escreve aí nos comentários! Vamos adorar saber a sua opinião!



0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *