Por que contratar um arquiteto?
Essa semana, lá no Instagram, (não me segue ainda? clica aqui) me perguntaram por que é importante contratar um arquiteto. Eu respondi em um story, mas achei que valia um post mais extenso aqui. Isso por que, infelizmente, aqui no Brasil, o arquiteto ainda é visto como “a pessoa que decora” ou “quem faz a obra ficar cara”.
Bom, vamos começar pelo óbvio e pelo que todo mundo sabe, né?
Sim! O arquiteto, normalmente, é o responsável pela decoração do ambiente. Nós nos preocupamos sim com a estética, mas não é uma preocupação a toa: a beleza é uma das coisas mais importantes na vida do ser humano!
Segundo o filósofo Roger Scruton, a beleza é um remédio para todo o caos e sofrimento do mundo. E, falando de coração, depois de passar o dia na rua, muitas vezes no meio do caos, o que é melhor do que voltar pra casa, um lugar que você tem como seu, como seguro, e esse lugar ainda ser todo bonito e decorado com as coisas que você ama?
Mas, mesmo que a beleza não fosse importante. Ainda sim é importante contratar um arquiteto?
E aí vem a parte que a maioria das pessoas desconhece.
Um arquiteto, em sua formação, estuda várias coisas que fazem com que o ambiente projetado seja mais agradável. Vou listar 3 itens que eu considero os mais importantes, especialmente quando falamos de projetar casas.
- Conforto ambiental
“Mari, o que é isso?”
Bom, nessa matéria nós aprendemos a analisar o terreno como um todo: a posição em relação ao sol, a ventilação, a umidade… Você já entrou em alguma casa que é quente no verão e fria no inverno? Isso acontece quando as janelas e aberturas dos ambientes estão projetadas sem considerar para onde é o norte, ou seja, a direção que teremos o sol da manhã ou o sol da tarde. E, normalmente, quando o sol não é considerado, a ventilação é menos ainda.
- Layout e circulação
Na faculdade somos treinados a pensar mais fora da caixa em relação ao layout dos ambientes. Isso faz com que pensemos em soluções mais ousadas e que proporcionam ambientes mais gostosos, amplos e com uma circulação melhor!
Quem aqui nunca entrou numa casa caixa, que tem um espaço enorme de corredor mas que mal cabe um sofá na sala?
- Entender sonhos
Oi? Que que é isso?
Bom, outra coisa que aprendemos e treinamos na faculdade é algo mais subjetivo. Entender o que o cliente acha que quer e desenhar o que ele realmente quer: as vezes, em reunião os clientes falam tudo que eles sonham, mas na hora de explicar o que eles gostam, uma coisa não bate com a outra. É nossa responsabilidade organizar e traduzir as duas coisas no espaço. Pra mim, não tem maior realização do que escutar “nossa, nem sabia que eu queria isso!” – pronto, trabalho cumprido.
Se você, depois de toda essa explicação, ainda quer saber mais sobre o trabalho do arquiteto, dá um passeio aqui no site! Aqui eu explico os serviços do meu escritório. Quem sabe você ta precisando de um e nem sabe?
um beijo!
0 comentário