Visitando imóvel
Bom dia, gente!
Hoje o assunto é bem prático, dicas para não ter surpresas depois da compra ou aluguel de um imóvel. Nada pior que mudar para a casa nova e depois de uma semana já ter um chuveiro queimado, uma torneira vazando, ou uma parede descascando não é verdade?
Existem alguns itens importantíssimos a serem vistos quando visitar o imóvel. E vou te ajudar a identifica-los. Acompanhe as dicas abaixo:
ATENÇÃO AO QUE ESTÁ ESCONDIDO!
A maior parte das instalações elétricas e hidráulicas ficam por trás das paredes, pisos e forros, mas existem alguns sinais que podemos perceber caso haja algum problema.
Teste todos os equipamentos de uso diário, interruptores, torneiras, válvulas de descarga, chuveiros, e não esqueça da campainha, pois devido ao uso intenso costumam apresentar desgastes.
Verifique se não há fiação aparente, manchas escuras próximo a tomadas e luminárias indicando possíveis curtos, e note sinais de rede sobrecarregada, pequenos curtos, picadas ao acender uma lâmpada.
É possível ter uma ideia das condições das instalações elétricas através do quadro de energia, seu estado de manutenção reflete o cuidado com toda a rede. É nele também que você deve encontrar a identificação de tomadas 220V (Aparelhos que geralmente usam 220V: ar condicionado, máquina de lavar, chuveiros elétricos e filtros de água).
Na parte hidráulica, manchas escuras e bolhas na pintura são sinais de umidade, caso encontre algo, procure saber se o problema já foi resolvido.
PISOS E REVESTIMENTOS
Os danos e desgastes em pisos e revestimentos serão bem visíveis, você deve apenas olhar com atenção. Aproveite o imóvel vazio para identificar pisos manchados ou desbotados, peças soltas ou trincadas e rejuntes sujos ou falhos.
Caso ache necessário, registre com fotos para não esquecer os detalhes.
PORTAS E JANELAS
Teste o funcionamento das portas e janelas, verifique se não há nenhuma dificuldade ao abrir e fechar. A mesma atenção deve ser dada as venezianas, vidros, fechaduras, trincos e maçanetas.
Atenção deve ser voltada também para os batentes e guarnições, os acabamentos ao redor de portas e janelas. 😉 Podem ser metálicos ou de madeira, caso apresentem manchas ou inchaços pode ser indicação de falha na vedação.
MOBILIÁRIO
Neste momento deve-se olhar também para a mobília, armários e gabinetes existentes no imóvel. Dê atenção ao estado de conservação destes itens, não esquecendo de olhar puxadores e dobradiças.
DICA BÔNUS Mais importante que identificar todos estes pontos falados acima, é registrar o que encontrar, seja ruim ou bom. TIRE FOTOS! Quando chegar em casa, dias após a visita estas fotos irão te ajudar a lembrar dos detalhes percebidos de cada imóvel, e assim comparar pontos positivos e negativos de cada um, assegurando assim, uma escolha consciente! |
Independente se a intenção é compra ou aluguel, todos os itens citados acima devem ser observados, a diferença para cada caso será a responsabilidade de consertar.
Para o aluguel, é importantíssimo que tudo seja registrado antes da entrada no imóvel, para que você não seja cobrado de consertos de danos pré-existentes. Você pode até utiliza-los para diminuir o valor do aluguel.
No caso de compra, todos os danos devem ser compatibilizados e apresentados junto a proposta para também conseguir abaixar o valor total. Mas nesse caso, não esqueça que você deve separar um valor no seu orçamento total para a reforma destes itens.
Na semana que vem falaremos mais sobre como uma reforma no imóvel pode influenciar no valor final do mesmo.
Até lá!
0 comentário